15/08/2017

Quem conhece o Yoast plugin, sabe que ele ajuda muito no processo de otimização de post no Wordpress. E por conta disso, hoje vou lhe dar algumas dicas de SEO utilizando as técnicas desse ótimo plugin no Blogger.

Técnicas de SEO do Yoast no Blogger

Um bom título

Já estamos cansados de saber que o título é a base para uma boa otimização de postagem, por conta disso a palavra-chave do seu texto deve está no começo dele, no Yoast plugin ele deixa bem claro isso. 

Os motores de busca como o Google dão prioridade aos 65 primeiros caracteres, então um bom título fica entre 40-60 caracteres, após esse número o Google mostra (...), por isso é importante para um bom SEO ter a palavra-chave no começo.

Tenha um título otimizado no Blogger


Esse meu título da imagem acima usou 58 caracteres e depois veio o nome do meu blog, geralmente a estrutura do Blogger é assim ( Título da postagem - Nome do Blogger). Para ter o título e o nome do meu blog aparecendo na busca, eu teria que ter no total de título + nome 65 caracteres. Deu pra entende? Mas lembre-se que o foco principal aqui é no título.

Use esse site para contar os caracteres.

Palavra-chave principal

Pense na palavra-chave principal como a base do tópico da sua página ou publicação, assim os buscadores vão saber exatamente do que se trata.

Trabalhar em torno de uma determinada palavra-chave não deve ser um problema. Porém muitas pessoas adicionam várias palavras-chave irrelevantes na sua publicação e depois esperam classificar o blogger para todas elas, tornando bem mais difícil. O sistema de classificação do Google funciona no conceito de "precisão". Quanto mais precisa for sua postagem (de acordo com a consulta de pesquisa), maior será sua classificação.

Tente otimizar sua publicação focando apenas numa palavra-chave e faça isso bem. Mas como? Muito simples, escolha uma palavra-chave que, resuma bem sua publicação. A palavra-chave principal deve ter no máximo de 2 ou 3 palavras, evite também o uso de palavras de parada ( Ex: no, na, em, por, com ). A minha por exemplo é "Yoast plugin", essa foi a terceira vez que usei no texto, vou tentar usar apenas mais uma vez.

Maneiras corretas de usar:

  • No título
  • Subtítulo
  • No "alt" da imagem principal
  • No início da postagem
  • Na URL
  • E na meta descrição ( Descrição de Pesquisa )

Descrição curta e bem elaborada ( Yoast plugin no Blogger )

A meta descrição fornece informações importantes sobre o conteúdo da sua postagem, ela deve ser bem elaborada e conter a palavra-chave principal do seu texto.

Uso parecido com o do Yoast plugin

Ela trás uma relevância direta para a página e o resumo bem atrativo é a chave para ter mais acessos. A descrição ideal fica entre 145 e 155 caracteres. Se você não ativou a Descrição de pesquisa veja no post "SEO BLOGSPOT: DICAS INCRÍVEIS PARA SEU BLOGGER" como fazer.

Entregue um bom conteúdo

Eu sei que a frase "Conteúdo é rei" anda meio batida, mas ela exemplifica bem o que você deve fazer, focar no seu conteúdo e explicá-lo de maneira clara é primordial. Aqueles que cuidam da facilidade de leitura terão uma vantagem com os buscadores. Lembre-se, o conteúdo excelente não é excelente, a menos que seja lido e compreendido.

Algumas dicas:

  • Não escreva linhas longas e muito contínuas sem adicionar qualquer intervalo, como vírgula (,), ponto final (.) Ou ponto de exclamação (!) 
  • Não escreva um parágrafo com mais de 6-7 linhas. Use um novo parágrafo para o conteúdo restante 
  • Sempre que possível, faça uso de listas ordenadas e não ordenadas 
  • Atribua títulos apropriados antes de cada tópico 
  • Use negrito, sublinhado, itálico e diferentes estilos de cores para destacar o conteúdo

Tamanho do texto

Existe uma opinião bastante forte entre os especialistas de otimização que tanto páginas extremamente pequenas como extremamente longas não são classificadas como as páginas que são de um comprimento razoável. Claro, ninguém realmente sabe quantas palavras são ideais, mas a opinião geral parece ser que uma página de pelo menos 300 palavras é provavelmente um comprimento razoável. Da mesma forma, muitos recomendam manter a publicação com menos de 1000 palavras. Porém, muitos artigos com comprimento de 1500+ palavras estão atualmente nas 3 posições superiores no Google.

A minha dica é que não se preocupe com o tamanho em si, só siga as dicas aqui passadas e escreva um bom artigo.

Conclusão

SEO de páginas, blog's, postagens e por aí vai... Sempre será algo gradativo e você não vai receber milhares de visitas da noite para o dia (Orgânica), foque no seu conteúdo e mantenha-o sempre otimizado. 

Essas foram algumas dicas sobre as técnicas principais do Yoast, não existe nada parecido para o Blogger, mas de maneira manual conseguimos chegar bem perto usando as ferramentas da plataforma.


1 Comentários:

avatar
Luana Martins delete

Muito bom.

Resp.


Seu comentário é muito importante e você é totalmente responsável por ele. Ao comentar você concorda com as nossas políticas.

Próx Post Próx Post
Post anterior Post anterior