-->
Lucas Voxel 29 anos, casado e um eterno curioso. Buscando sempre trazer novidades!

SEO post Blogspot - Dicas que vão ajudar em 2020

Fazer SEO no Blogger/blogspot não é algo muito difícil, mesmo com a atualização que teve na Dashboard da plataforma. As dicas para ter um post bem elaborado para SEO e bem colocado no Google ainda são as mesmas e funcionam se forem bem aplicadas.

Seo para post blogspot

Muitas pessoas acabam migrando para o Wordpress por acharem que no Blogger não irão conseguir otimizá-lo para os buscadores, vou lhe mostrar que isso não é uma verdade.

Título

O título do blog desempenha um dos papeis mais importante no post. Se o título em si não for bom, o usuário não acessará seu site clicando nele. Então você tem que escrever o título muito bem elaborado.

Tente manter o seu título em 55 caracteres, isso lhe garante 95% de chances de uma boa posição no Google.

Cabeçalho/Heading

Sim, o cabeçalho é importante para SEO no seu post dentro do blogspot ou qualquer outra plataforma, pois é nele onde você vai introduzir o leitor ao seu conteúdo. Também é indispensável a colocação das palavras chaves nesse pequeno resumo do seu conteúdo. Veja o cabeçalho como uma sinopse de um filme. 

Descrição da Pesquisa

Colocar uma descrição da pesquisa é muito benéfico para o SEO. Em todas as postagens, você deve fornecer uma descrição da pesquisa. Será seu cabeçalho, usando sua palavra-chave principal, dessa forma você obtém o benefício de classificar sua postagem no Google. Então, use a descrição da pesquisa para obter uma melhor posição.

Tente mostrar nesse resumo o que seu artigo oferece, coloque as palavras chaves e mantenha-se entre 145-155 caracteres. Neste site você pode verificar isso.

Tags/Marcadores

Se você não colocar uma tag na postagem, ela será prejudicada. Portanto, sempre que você escrever uma postagem, não se esqueça de colocar a tag , pois ela desempenha um papel importante na classificação no Google. Além de ajudar na organização de todo seu blog!

UFA! Já fizemos muita coisa, mas ainda falta outras dicas. Lembre de não focar apenas em otimização para não esquecer do conteúdo. Escreva primeiro e depois faça algumas alterações para os buscadores. Priorizar o leitor é o principal, depois o Google, Bing, Yahoo...

Link Permanente

Você poderá personalizar o link da sua postagem no blog. O que é muito bom porque o link que permanece no padrão é gravado de uma maneira diferente. Portanto, agora você pode personalizá- lo e colocar um link relacionado ao seu post para melhorar o SEO.

Para as postagens basta editar o link permanente, que fica na parte direita quando estiver escrevendo um novo artigo. Clicando sobre ele você terá 2 opções, basta escolher "Link permanente personalizado". Assim, colocará a URL otimizada

Coloque nele apenas a palavra-chave do seu post, evite usar "de" "para" "em"... Pois isso prejudica o SEO do post nos buscadores, eu usei aqui nesse post dessa forma: "seo-post-blogspot". O link do seu conteúdo não precisa ser grande.


  • Mantenha o link curto, dentro de no máximo 50 caracteres;
  • Evite usar quebras como em, a, e, por, no, na...;
  • Coloque nele as palavras chaves da sua postagem.

Links internos

Essa dica é muito importante e muitos blogs não usam o potencial dos links internos. Reparou que eu não usei nenhum link do próprio Meu Blogger? Pois é, deixei pra usar aqui. Indicar uma outra postagem do seu blog como "Como saber se o post do blogger foi indexado" é ótimo artifício para manter seu publico consumindo textos do mesmo assunto, além de ajudar na classificação nos motores de busca, porque melhoram a relevância do seu post. O indicado é ter ao menos 2 links internos, mas até onde eu sei isso não é uma regra.

Dentro desse mesmo assunto, ter no final de cada postagem artigos relacionados também funcionam no mesmo sentido dos links internos. Também lembre-se das Tags e use com moderação, ao invés de usar várias, mantenha-se nas tags que realmente têm haver com o assunto principal do seu texto.

Link externo "No-follow" ( Importante )

Nofollow é um atributo HTML que é usado em hiperlinks, eles auxiliam o mecanismo de pesquisa, avisando para "não seguir" os links marcados com ele. No blogger, quando você estiver adicionando outro link da web, você deve selecionar o link e marcar "Abrir este link em uma nova janela" e "Adicionar o atributo "rel=nofollow" ". Isso ajuda os mecanismos de pesquisa, impedindo que essa URL seja rasteada. 

Evite usar links externos que abordem o mesmo assunto do seu artigo

Veja o que o Google fala sobre isso: "Em geral, nós não vamos segui-los. Isto significa que o Google não transfere PageRank ou texto âncora através destes links."

Basicamente ter um link externo que aponte para o mesmo assunto, pode transferir a relevância para esse outro link, isso não quer dizer que você não pode ter links externos, só evite colocar links de outros artigos de sites que falem sobre o mesmo assunto principal do seu texto.

Otimize as imagens

Otimizar as imagens é muito importante para um ótimo SEO no Blogger. Além de uma boa imagem exemplificando bem o conteúdo do seu post, você deve usar ferramentas que vão comprimir essa imagem, tronando-a mais leve, um ótimo site para isso é o www.compresspng.com, pois ele reduz o tamanho da sua imagem (KBs) e mantem a qualidade. 

A imagem desse artigo estava com 194 KB e caiu para 30 KB após usar o site, pode parecer pouco, mas isso faz uma grande diferença no carregamento do seu blog.

Outra dica importante é usar a ferramenta propriedades da imagem do Blogger, basta clicar sobre a imagem e ir em propriedades, lá você pode adicionar um título e uma descrição, que vão ajudar muito nas buscas.


Veja também: Robots.txt personalizado no Blogger

Como fazer Seo Blogger

Conclusão

Agora você tem um "check list" completo para fazer nos seus posts aqui no blogspot. Como viu, é fácil e rapidamente você vai conseguir melhorá-los para 2020.

O que é SEO:

SEO é a sigla para "Search Engine Optimization", que traduzindo é "otimização para mecanismos de busca", ou diretamente falando é otimização de sites. SEO é o conjunto de técnicas com o propósito de aumentar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Existem 2 procedimentos de SEO bem conhecidos: "SEO de White Hat" (Otimização de Sites de Chapéu Branco), que usa técnicas aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site, ou "SEO de Black Hat" (Otimização de Sites de Chapéu Preto), que utilizam artimanhas como a camuflagem do conteúdo real da página, e a prática de spam direcionada aos motores de busca.


* Eu não sou nenhum profissional que trabalha com otimização de sites, só passando algumas dicas que me ajudam e podem ajudar você.
Lucas Voxel 29 anos, casado e um eterno curioso. Buscando sempre trazer novidades!
Ver comentários