29/07/2017

Colocar SSL (https) em domínio próprio do Blogger parecia um sonho distante pra quem usa a plataforma de blogs, mas agora é possível e de graça! Você conseguirá colocar de forma simples o https no seu blog, deixando assim o seu domínio próprio com aquele cadeado verde.

SSL (https) em domínio próprio no Blogger


Lembrando que esse tutorial é para aqueles que já possuem um domínio, para quem usa o blogspot.com.br é só ativar diretamente nas configurações.

Passo a passo 

  1. Criar uma conta no Cloudflare.
  2. Coloque seu domínio, para isso clique em +Add Site e na página que abrir adicione o seu domínio:
  3. Adicionando domínio na Cloudflare

    2.1: Clique em Begin Scan e aguarde. 
  4. Concluindo o scanner clique em Continue Setup, irá carregar uma nova tela com informações de seu DNS, onde aparecerá pedindo para acrescentar os records que faltam ( Ex: A, AAAA, e CNAME), mas só clique novamente em Continue, isso pode ser preenchido depois.

  5. Uma nova tela será carregada onde pedirá que escolha o plano, selecione  Free Website e clique em Continue.

  6. Escolhendo plano na Cloudflare para https gratuito no Blogger

  7. Na tela seguinte estará listado os nomes dos servidores DNS o qual iremos colocar em nosso domínio, eu usei para esse tutorial o freenom.com, mas você pode fazer esse processo em qualquer provedor de domínio ( Ex: Registro.br, Superdominios.org,Goddady.com...). Basta substituir os Nameservers pelo os da Cloudflare, que geralmente são 2, se o seu tiver mais basta excluir.

  8. Substituir os Nameservers

  9. Clicando em continuar vai aparecer os Nameservers da Cloudflare, para quem ainda não sabe substituir, vou explicar usando o Registro.br e você pode fazer igual em qualquer outro Ex:  freenom.com, Superdominios.org,Goddady.com...).
  10. 6.1: Você deve entrar onde comprou seu domínio, procurar onde estão os servidores e simplesmente trocá-los ( como na imagem anterior). Na Freenom são 4 então eu substituo pelos 2,  já no Registro.br também são 2, basta substituí-los e salvar.
    Nameservers da Cloudflare no Registro.br 
    Agora é só esperar a confirmação lá na Cloudflare, seu domínio vai aparecer com uma mensagem avisando que deve ativar o Nameserver, que leva de 1 hora até 24hrs (O meu demorou bastante). Agora segue o tutorial...

  11. Na Cloudflare você pode verificar o status do seu domínio na aba Overview, ele deve está verde que escrito active. Caso demore muito você pode clicar no botão Recheck Nameservers, mas lembre que esse processo pode realmente demorar. 

  12. Domínio ativo na cloudflare
    mas lembre que esse processo realmente demora.
    Antes de ir pro passo principal , verifique a aba DSN e confirme se esta tudo ok. Deve ficar igual estava antes no seu provedor de domínio, constando todos os records ( Ex: A, AAAA, e CNAME), caso não esteja é só acrescentar.
    Aba DNS Cloudflare
  13. Agora que o blog está configurado no Cloudflare, vamos finalmente configurar o https. Vá na aba Crypto e coloque  Always use HTTPSOpportunistic Encryption e o Automatic HTTPS Rewrites marcado como On.
https no blogger
Aba Crypto

Preciso ter https no meu Blogger?

Todo esse processo é para tornar seu site "seguro" aos olhos de quem acessa, pois deixa confidencial todo dado trafegado entre seu servidor e o usuário em seu site, não correndo o risco de interceptação de dados entre o servidor e o usuário, isso vale no lado do cliente para senhas digitadas comentários enviados, no lado do servidor vale para links, imagens, conteúdo e por aí vai.

Um outro fator que é considerado importante é que o Google atualmente tem priorizado sites seguros, (com https) isso é, se quer seu site tendo prioridade nas pesquisas orgânicas nada melhor do que ter um site seguro.

Veja também SEO BLOGSPOT: DICAS INCRÍVEIS PARA SEU BLOGGER e YOAST PLUGIN: APLICANDO TÉCNICAS NO BLOGGER que vão ajudar muito no SEO do seu Blogger.

Esse Post tem 10 Comentários

avatar
Cristina Faria delete Este comentário foi removido por um administrador do blog. Resp.
avatar
Lucas Tech delete

Seu comentário acabou ficando como Spam e não sei o motivo e por isso só vi ele gora. Me passa seu blog para ver qual o problema, assim vejo como posso ajudar.

Resp.
avatar
Toni Rogério delete Este comentário foi removido pelo autor. Resp.
avatar
Toni Rogério delete

deu um erro no meu mais ja consegui resolver, Vlw !

Resp.
avatar
Lucas Tech delete

Que bom Toni!

Resp.
avatar
Riqueza Natural delete

Olá. No final, na Page Rule 2 está dando esse erro: http://prntscr.com/i00spc. O que pode ser? A frase de erro é essa: Page Rule validation failed: See messages for details. (Code: 1004)

Desde já agradeço a ajuda.

Resp.
avatar
Lucas Tech delete

Vou atualizar o tutorial, pois gora não precisamos mais do Page Rule, exclua eles e na aba "Crypto" Deixe on as opções "Always use HTTPS" , "Opportunistic Encryption" e "Automatic HTTPS Rewrites" Isso já vai fazer a o mesmo que as Page Rule iam fazer. Abraço!

Resp.
avatar
LUAN MONTAGEM RÁPIDA delete

não consegui deixar meu dominio personalizado com https da erro ai desfiz tudo deixei sem htpps por favor me ajudem grato desde ja

Resp.
avatar
Lucas Tech delete

Claro que ajudo Luan, me manda um e-mail em contatolucastech@gmail.com e nos falamos por lá. Abraço!

Resp.
avatar
LUAN MONTAGEM RÁPIDA delete

OBRIGADO AMIGO LUCAS TECH ACABEI DE ENVIAR UM E-MAIL PARA VC TA BOM ME AJUDA AI POR FAVOR ESTOU PERDENDO MUITO A POSIÇÃO NO GOOGLE AMIGO EU DEPENDO DESSA SUA GLORIOSA AJUDA DEUS TE ABENÇOE

Resp.


Seu comentário é muito importante e você é totalmente responsável por ele. Ao comentar você concorda com as nossas políticas.

Próx Post Próx Post
Esse é o post mais antigo